Doenças e tratamentos

Asma

Por 20 de janeiro de 2017 Nenhum Comentário

Asma

Também conhecida como bronquite asmática ou bronquite alérgica.

Como o próprio nome diz, é uma doença de caráter alérgico e também inflamatório, que acomete principalmente os brônquios (que são os ‘canos’ que levam ar até os pulmões).

Pessoas que têm asma podem ter todos ou alguns dos seguintes sintomas:

  • tosse;
  • falta de ar, em repouso ou para caminhar ou para correr;
  • chiados no peito (muitos pacientes descrevem como se fosse um gato miando);
  • aperto no peito.

Muitos percebem que estes sintomas pioram quando inalam poeira, pelo de animais, fumaça de cigarro ou da poluição, perfumes, odores fortes, entre outros.

Infecções virais como gripe e resfriados também podem desencadear sintomas.

A doença também pode apresentar períodos em que o paciente não tem nenhum sintoma e repentinamente apresenta uma crise com sintomas intensos, muitas vezes precisando procurar atendimento médico de urgência.

A asma é uma das doenças crônicas mais comuns, acometendo cerca de 235 milhões de pessoas no mundo todo, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Estima-se que, no Brasil, cerca de 10% da população sofra com o problema. Pode atingir crianças, adolescentes, adultos e idosos, homens e mulheres.

Pode ser hereditária, ou seja, ser transmitida geneticamente de pais para filhos. Outros fatores de risco para desenvolver a asma são:

  • histórico de alergias (de pele, rinite alérgica)
  • obesidade
  • refluxo gastroesofágico

O diagnóstico é baseado principalmente pelos sintomas e pela espirometria (ou prova de função pulmonar), um exame realizado em consultório, em que o paciente faz um teste de sopro em um aparelho capaz de medir a capacidade pulmonar, auxiliando na classificação da gravidade da doença.

A asma é um doença com muitos tratamentos disponíveis atualmente, principalmente por via inalatória e que está constantemente em atualização e pesquisa de novos medicamentos.

Se você ou alguém que conhece apresenta algum destes sintomas, marque hoje mesmo uma avaliação com um Pneumologista e comece o quanto antes o tratamento e prevenção!

Os cuidados com a saúde são fundamentais para um envelhecimento saudável.

Você pode tirar mais algumas dúvidas lendo o artigo: Asma – Mitos e Verdades

Dr. Helder Vinicius Ribeiro
Médico Pneumologista
(42) 3026-2650
Rua Carlos Osternack, 111 – 1º andar
Ponta Grossa – PR

×
Olá, gostaria de marcar um horário com o Dr. Helder.