Doenças e tratamentos

Gripe e Resfriado

Por 20 de fevereiro de 2017 Nenhum Comentário

Gripe e Resfriados

De ocorrência principalmente nos meses do outono e inverno, a gripe e o resfriado são duas das doenças mais comuns nesta época, sendo responsáveis por grande procura de atendimentos em consultórios e emergências.

Acontece que gripe e resfriado não são a mesma doença!
Você sabe a diferença entre elas?

O resfriado é causado por diferentes vírus respiratórios (rinovírus, adenovírus, coronavírus, entre outros).

Caracteriza-se por sintomas de vias aéreas superiores, ou seja, coriza, obstrução nasal, dor de garganta, tosse, sem febre. Pode ocorrer durante o ano todo.

A gripe é causada exclusivamente pelo vírus influenza, ocorrendo somente no outono e inverno, raramente em outros períodos.

Além dos sintomas do resfriado, a doença acomete também as vias aéreas inferiores, causando importante queda no estado geral, febre, dores no corpo e de cabeça.

Geralmente tem curso benigno e limitado. Entretanto, a gripe também pode evoluir e causar complicações graves, como insuficiência respiratória (dificuldade intensa para respirar), hipotensão arterial (queda importante da pressão em relação ao habitual do paciente) e pneumonia, situações em que há necessidade de internação hospitalar, podendo, inclusive, levar ao óbito.

O diagnóstico do resfriado é clínico, normalmente sem necessidade de exames complementares.

O resfriado não possui tratamento específico, sendo feito principalmente com remédios para controlar os sintomas.

Não existe vacina para prevenir o resfriado.

Quanto à gripe, existem alguns exames para detectar o vírus influenza, porém ainda não são largamente disponíveis e acessíveis, geralmente solicitados em casos graves.

A gripe tem tratamento específico, além da vacinação anual que ajuda a reduzir a chance de contrair a doença.

A vacina é recomendável para todas as pessoas, principalmente crianças, idosos, gestantes ou portadores de doenças crônicas como asma, bronquite, enfisema, diabetes ou câncer.

Se você ou alguém que conhece apresenta algum destes sintomas, marque hoje mesmo uma avaliação com o Dr. Helder – Pneumologista e comece o quanto antes o tratamento e prevenção!

Os cuidados com a saúde são fundamentais para um envelhecimento saudável.

Dr. Helder Vinicius Ribeiro
Médico Pneumologista
(42) 3026-2650
Rua Carlos Osternack, 111 – 1º andar
Ponta Grossa – PR

×
Olá, gostaria de marcar um horário com o Dr. Helder.