Tuberculose
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa, isto é, pode ser transmitida de uma pessoa para a outra, assim como gripes e resfriados.
A tuberculose é causada por uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, em homenagem a Robertto Koch, pesquisador que a identificou no ano de 1882.
A tuberculose é uma das doenças mais antigas da humanidade, estando presente em sua maioria em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como Índia, China, Nigéria, Rússia e o Brasil.
A condição sócio-econômica do Brasil, com grandes bolsões de pobreza nas cidades mais populosas, o aumento de casos de HIV/AIDS e políticas de saúde pública ineficientes são os principais fatores responsáveis.
Felizmente, nos últimos 15 anos, o número de novos casos vem reduzindo em nosso país, assim como a mortalidade, graças à implantação do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT).
A TB é uma doença que tem tratamento e cura, mas que também pode matar se não for diagnosticada e tratada adequadamente.
Como se transmite a Tuberculose?
A transmissão ocorre pela inalação do bacilo, eliminado por gotículas respiratórias de pessoas doentes ao tossir, espirrar, falar ou cantar.
O risco de contágio depende de vários fatores, dentre eles tempo de exposição entre o doente e o contactante (quanto mais tempo, maior a chance de transmissão), condições ambientais (ambientes bem ventilados e ensolarados diminuem o risco) e imunidade da pessoa contactante (portadores de HIV, transplantados, diabéticos, pessoas com câncer, crianças pequenas e idosos tem maior risco de adquirir a TB).
Quais os sintomas da Tuberculose?
A intensidade dos sintomas variam muito de uma pessoa para outra, mas em geral são:
- febre, principalmente ao final da tarde
- perda de apetite e emagrecimento
- cansaço, indisposição, desânimo
- tosse seca ou com catarro
A tuberculose se manifesta em 85% dos casos nos pulmões, mas pode acometer a pleura (que é uma membrana que reveste os pulmões), gânglios linfáticos (quando inchados são conhecidos como “ínguas”), ossos, rins, intestino, sendo então chamada de tuberculose extra-pulmonar.
Como se faz o diagnóstico?
Através de consulta médica levanta-se a suspeita de tuberculose, sendo então solicitados exames para confirmação. Dentre eles estão o raio-x de tórax, análise do escarro para identificação da bactéria por microscópio e o PPD ou Teste Tuberculínico.
A tuberculose tem tratamento? Tem cura?
Sim, a tuberculose tem cura, por meio de tratamento com antibióticos, que devem ser utilizados por no mínimo 6 meses.
O tratamento é totalmente gratuito, fornecidos pelo SUS, não sendo possível comprá-los em nenhuma farmácia.
Se não tratada, a tuberculose pode ser transmitida para outras pessoas da família ou do trabalho, gerando um ciclo vicioso de transmissão, podendo inclusive levar à morte.
Dr. Helder Vinicius Ribeiro
Médico Pneumologista
(42) 3026-2650
Rua Carlos Osternack, 111 – 1º andar
Ponta Grossa – PR