Doenças e tratamentos

Tuberculose

Por 20 de janeiro de 2018 Nenhum Comentário

Tuberculose

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa, isto é, pode ser transmitida de uma pessoa para a outra, assim como gripes e resfriados.

A tuberculose é causada por uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, em homenagem a Robertto Koch, pesquisador que a identificou no ano de 1882.

A tuberculose é uma das doenças mais antigas da humanidade, estando presente em sua maioria em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como Índia, China, Nigéria, Rússia e o Brasil.

A condição sócio-econômica do Brasil, com grandes bolsões de pobreza nas cidades mais populosas, o aumento de casos de HIV/AIDS e políticas de saúde pública ineficientes são os principais fatores responsáveis.

Felizmente, nos últimos 15 anos, o número de novos casos vem reduzindo em nosso país, assim como a mortalidade, graças à implantação do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT).

A TB é uma doença que tem tratamento e cura, mas que também pode matar se não for diagnosticada e tratada adequadamente.

Como se transmite a Tuberculose?

A transmissão ocorre pela inalação do bacilo, eliminado por gotículas respiratórias de pessoas doentes ao tossir, espirrar, falar ou cantar.

O risco de contágio depende de vários fatores, dentre eles tempo de exposição entre o doente e o contactante (quanto mais tempo, maior a chance de transmissão), condições ambientais (ambientes bem ventilados e ensolarados diminuem o risco) e imunidade da pessoa contactante (portadores de HIV, transplantados, diabéticos, pessoas com câncer, crianças pequenas e idosos tem maior risco de adquirir a TB).

Quais os sintomas da Tuberculose?

A intensidade dos sintomas variam muito de uma pessoa para outra, mas em geral são:

  • febre, principalmente ao final da tarde
  • perda de apetite e emagrecimento
  • cansaço, indisposição, desânimo
  • tosse seca ou com catarro

A tuberculose se manifesta em 85% dos casos nos pulmões, mas pode acometer a pleura (que é uma membrana que reveste os pulmões), gânglios linfáticos (quando inchados são conhecidos como “ínguas”), ossos, rins, intestino, sendo então chamada de tuberculose extra-pulmonar.

Como se faz o diagnóstico?

Através de consulta médica levanta-se a suspeita de tuberculose, sendo então solicitados exames para confirmação. Dentre eles estão o raio-x de tórax, análise do escarro para identificação da bactéria por microscópio e o PPD ou Teste Tuberculínico.

A tuberculose tem tratamento? Tem cura?

Sim, a tuberculose tem cura, por meio de tratamento com antibióticos, que devem ser utilizados por no mínimo 6 meses.

O tratamento é totalmente gratuito, fornecidos pelo SUS, não sendo possível comprá-los em nenhuma farmácia.

Se não tratada, a tuberculose pode ser transmitida para outras pessoas da família ou do trabalho, gerando um ciclo vicioso de transmissão, podendo inclusive levar à morte.

Dr. Helder Vinicius Ribeiro
Médico Pneumologista
(42) 3026-2650
Rua Carlos Osternack, 111 – 1º andar
Ponta Grossa – PR

Sinusite
Próximo Post
×
Olá, gostaria de marcar um horário com o Dr. Helder.