Doenças e tratamentos

Você sabe o que é DPOC?

Por 10 de junho de 2018 One Comment

Você sabe o que é DPOC?

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é uma doença que faz os pulmões envelhecerem mais rápido. Os brônquios são estruturas que levam o ar por dentro do pulmão até os alvéolos. São como canos onde o ar entra e sai a cada respiração. Nos alvéolos ocorre a passagem de oxigênio para o sangue. Para que o pulmão funcione bem, os brônquios devem estar limpos e abertos, enquanto os alvéolos devem estar íntegros.

A DPOC se apresenta com a bronquite crônica e o enfisema. Na bronquite, a fumaça causa danos aos brônquios, tornando-os inflamados, estreitos e cheios de secreção. No enfisema, os alvéolos são prejudicados, sendo destruídos e formando bolhas no pulmão.

A maioria dos portadores não sabe que têm a doença. Em um levantamento realizado em diversas cidades da América Latina entre os adultos com mais de 40 anos mostrou que 11 a 27% são portadores de DPOC. No entanto, menos de 1% conheciam a doença e poucos faziam algum tipo de tratamento.

O que causa a DPOC?

Na maioria das vezes é consequência de anos de uso do cigarro, mas outras exposições, como forno a lenha ou gases tóxicos no ambiente do trabalho, também podem causar essa morbidade.

Um em cada quatro fumantes de longa data vai desenvolver DPOC. Quanto mais cigarros fumar maior o risco. Existe também a predisposição genética, isto é, há pessoas que fumam pouco e desenvolvem DPOC rapidamente e há pessoas que fumam muito e não desenvolvem a doença.

Exposições durante o início da vida também aumentam o risco para desenvolver DPOC. Asmáticos, pessoas que nasceram prematuras, quem teve muitas infecções respiratórias na infância ou quem conviveu com pais fumantes dentro de casa têm chance maior de ter DPOC, mesmo fumando pouco.

Será que eu tenho DPOC?

A DPOC costuma afligir pessoas após os 40 anos de idade, sendo a falta de ar o principal sintoma. Pode se apresentar como cansaço ou dificuldade para realizar as atividades do dia a dia. Em geral é progressiva, começa com uma dificuldade para atividades mais vigorosas, subir ladeiras ou escadas. Depois passa a apresentar fadiga ao andar no plano. Conforme a doença progride, o desconforto pode aparecer mesmo às mínimas atividades como tomar banho, se vestir e fazer pequenos trabalhos em casa.

Quem tem DPOC também pode apresentar tosse, geralmente matinal e com produção de catarro, e sensação de peito cheio ou sensação de ronco no pulmão durante a respiração. É muito importante prestar atenção nos sintomas. Muitos pacientes têm falta de ar e tosse, mas acham que essa condição é normal, devido ao cigarro ou a idade. Tosse diária, especialmente com catarro, nunca é normal. E é sempre bom comparar sua capacidade física a de pessoas da mesma idade. Caso esteja ficando para trás, mais cansado ou com menos capacidade física, a possibilidade de DPOC deve ser levantada.

Se você é fumante e ficou com dúvida se tem a doença ou conhece alguém que fuma e acha que pode estar doente, agende uma consulta com um pneumologista e previna-se!

Dr. Helder Vinicius Ribeiro
Médico Pneumologista
(42) 3026-2650
Rua Carlos Osternack, 111 – 1º andar
Ponta Grossa – PR

×
Olá, gostaria de marcar um horário com o Dr. Helder.