Doenças e tratamentosSaúde Pulmonar

Tuberculose ganglionar: o que é isso?

Por 15 de julho de 2018 Nenhum Comentário

 

Tuberculose ganglionar: o que é isso?

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis. É uma das doenças mais antigas da humanidade e ainda muito frequente na atualidade. Como temos visto nos meios de comunicação, até mesmo pessoas famosas têm contraído a doença, como o jogador de futebol da seleção brasileira Tiago Silva, o cantor Thiaguinho e, mais recentemente, a cantora Simaria.

A forma mais comum da tuberculose é a pulmonar, responsável por 80% dos casos. Os outros 20% correspondem aos casos de tuberculose pleural (acomete a pleura, membrana que reveste os pulmões), ganglionar (acomete os gânglios linfáticos ou linfonodos), óssea, sistema urinário e sistema nervoso.

Como se pega a tuberculose ganglionar?

Para entender como se adquire a tuberculose ganglionar, primeiro precisamos entender como acontece a infecção pelo bacilo da tuberculose.

Ao tossir, uma pessoa com tuberculose pulmonar elimina os bacilos, que ficam no ar, podendo ser inalados por uma pessoa sadia. Após inalados, os bacilos se instalam nos alvéolos do pulmão, multiplicam-se e causam uma resposta do sistema imune. Com o tempo esses bacilos migram do pulmão para os gânglios linfáticos pulmonares e depois se espalham para os demais gânglios e corrente sanguínea. Nessa fase inicial da infecção, que dura de 3 a 8 semanas, não há qualquer sintoma e os exames laboratoriais não acusam alterações. A partir daí o sistema imune da maioria das pessoas consegue combater a infecção sem necessidade de tratamento e poucos bacilos ficam nos gânglios em estado latente, isto é, dormindo e inativo, sem causar doença, o que chamamos de tuberculose latente.

Entendido isso, fica claro como ocorre a tuberculose ganglionar: pela reativação do bacilo no gânglio linfático, ou seja, ele sai do estado latente, volta a se multiplicar e causa a doença.

Mas porque ocorre a reativação?

Isso pode ocorrer por uma série de fatores que podem fazer o sistema imunológico da pessoa ficar mais fraco. As causas mais comuns são infecção pelo vírus HIV, transplante de órgãos, tratamento de doenças auto-imunes (por exemplo, lúpus e artrite reumatoide) e tratamento de câncer. Mas outros fatores também podem causar o despertar do bacilo como estresse intenso, má alimentação ou dormir pouco.

Quais os sintomas da tuberculose?

A tuberculose pulmonar manifesta-se com tosse, mal-estar, fraqueza, febre, suor noturno, perda de apetite e emagrecimento. Já a tuberculose ganglionar apresenta os mesmos sintomas, exceto pela tosse, e pode apresentar dor e inchaço do linfonodo acometido.

A tuberculose pulmonar é transmissível pelo ar através da tosse como explicado anteriormente; já a tuberculose ganglionar não é contagiosa, nem pelo ar, nem pelo contato.

Após confirmado o diagnóstico, o tratamento da tuberculose é feito com antibióticos por tempo prolongado, disponível gratuitamente pelo SUS.

Dr. Helder Vinicius Ribeiro
Médico Pneumologista
(42) 3026-2650
Rua Carlos Osternack, 111 – 1º andar
Ponta Grossa – PR

×
Olá, gostaria de marcar um horário com o Dr. Helder.