Doenças e tratamentos

CORONAVÍRUS – O QUE É?

Por 27 de janeiro de 2020 Nenhum Comentário

Os coronavírus (CoV) são uma família de vírus conhecida desde a década de 1960, recebendo o nome devido a sua superfície conter pequenos espinhos que lembram uma coroa, vistos ao microscópio. Estes vírus podem causar desde um resfriado comum até síndromes respiratórias graves.

O coronavírus que tanto se fala nos últimos dias, denominado 2019-nCoV, é uma nova variante, até então não identificada em hunanos. A origem do surto atual até o momento parece ser de um mercado de frutos do mar e animais vivos na China. Há evidências de que o vírus foi encontrado em morcegos e cobras, animais utilizados como iguarias na culinária chinesa.

A transmissão pode ocorrer também entre humanos pelo ar (tosse e espirro do paciente infectado) ou por contato pessoal (abraços, aperto de mão), mas ainda não há evidências claras que este novo vírus seja altamente contagioso. Por enquanto não há registros de casos confirmados no Brasil.

A infecção pelo coronavírus pode causar sintomas parecidos com o de um resfriado comum, com coriza, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, mal-estar e febre. Alguns casos podem evoluir para pneumonia, com importante dificuldade para respirar, às vezes necessitando oxigênio suplementar e cuidados em UTI.

No momento ainda não existe um medicamento específico nem vacina para este vírus, assim como a maioria dos resfriados causados por outros vírus comuns (diferente do vírus da gripe, que existe vacina e tratamento).

As mesmas medidas de prevenção para gripes e resfriados do inverno valem para o coronavírus: evitar contato com pessoas com infecções respiratórias, lavar as mãos frequentemente, cobrir nariz e boca ao espirrar/tossir e higienizar as mãos logo após, manter ambientes bem ventilados.

Dr. Helder Vinicius Ribeiro

Médico Pneumologista – CRM-PR 27767 – RQE 18997