Saúde Pulmonar

Atividade Física x Poluição do Ar – “Os Dez Mandamentos”

Por 1 de fevereiro de 2018 Nenhum Comentário

Atividade Física x Poluição do Ar – “Os Dez Mandamentos”

Dando sequência ao assunto sobre Atividade Física x Poluição do Ar , uma preocupação crescente para quem mora em cidades de médio a grande porte, trago para você estas 10 dicas e recomendações para reduzir os riscos e aumentar os benefícios da prática de exercícios

1 – avalie o local e a rota

Ao se exercitar na cidade, dê preferência aos parques, espaços públicos e rotas com a menor emissão de poluentes possível. Pesquisas cada vez mais indicam que espaços arborizados contribuem para a nossa saúde e bem-estar.

2 – mantenha uma distância saudável das estradas

Se você estiver pedalando, correndo ou caminhando, é melhor evitar fazer isto próximo às ruas e estradas – particularmente as mais movimentadas – se possível. Procure se exercitar a alguns metros de distância e prefira ruas paralelas com menor fluxo de veículos. Além disso, é mais silencioso e mais seguro.

3 – afaste-se dos veículos

Ao se exercitar entre os veículos (principalmente para bicicletas, patins e skate) você irá inalar uma grande concentração de poluentes que podem ser nocivos para seus pulmões.

4 – evite vias movimentadas e com prédios altos

A poluição tende a ficar presa nesses locais, ainda mais se houver prédios altos dos dois lados. Isso dificulta a circulação e renovação do ar, reduzindo sua qualidade. Evite também ruas com muitos semáforos, pois quando os carros aceleram ao sinal verde, há grande emissão de gases.

5 – verifique a qualidade do ar

A poluição varia conforme o tipo de poluente, o local e o clima. Algumas agências governamentais possuem estações de monitoramento e disponibilizam informações sobre a qualidade do ar. No Paraná, para Curitiba e região estão disponíveis boletins da qualidade do ar no endereço: http://www.iap.pr.gov.br/pagina-1076.html. Para Ponta Grossa, está prevista a instalação de uma estação de monitoramento ainda em 2016.

6 – verifique a previsão do tempo

Em dias ensolarados, quentes e secos a poluição do ar tende a se elevar, enquanto em dias com ventos e após chover o ar fica mais limpo.

7 – evite exercícios em horários de pico

Evite o horário do “rush”, tente se exercitar em um horário com menos movimento de veículos ou escolha um local mais calmo.

8 – escolha opções saudáveis de deslocamento

Porque ir de carro no mercado que fica a 10 minutos de caminhada? Se possível use bicicletas ou transportes públicos? Assim você faz exercício e contribui para a redução da emissão de poluentes.

9 – evite exposição a poluição em ambientes fechados e com fumaça de cigarro

Se você se exercita em uma academia, em casa ou em outro local fechado, você pode entrar em contato com fumaça de cigarro e poluentes do próprio ambiente. Estes locais devem ser limpos e no caso da utilização de ar condicionado, a limpeza dos filtros e a manutenção deve estar em dia. Preste atenção à umidade do ar, pois estes equipamentos tendem a reduzi-la.

10 – seja ativo!

Não tenha medo de ser ativo e se exercitar. Já é consenso entre os especialistas que os benefícios da prática de exercícios regularmente superam os riscos da exposição à poluição do ar. Ser ativo melhora sua saúde e melhora a qualidade de vida. Ser ativo também é importante para a saúde pulmonar, tanto para pessoas saudáveis quanto com doenças respiratórias!

Dr. Helder Vinicius Ribeiro
Médico Pneumologista
(42) 3026-2650
Rua Carlos Osternack, 111 – 1º andar
Ponta Grossa – PR

×
Olá, gostaria de marcar um horário com o Dr. Helder.