Saúde Pulmonar

Atividade Física x Poluição do Ar

Por 20 de janeiro de 2018 Nenhum Comentário

Atividade Física x Poluição do Ar

A preocupação com a poluição ambiental, principalmente nas cidades, é um tema cada vez mais discutido, tanto pela comunidade médica como pela mídia.

O crescimento e desenvolvimento dos países, especialmente no século passado, vem causando forte impacto ambiental, sendo relacionado diretamente ao aumento da mortalidade e indiretamente pelas mudanças climáticas do planeta.

Com isso, cresce a preocupação quanto aos riscos de se realizar atividades físicas ao ar livre, especialmente em locais com ar poluído, como na maioria das médias e grandes cidades.

Exercícios Físicos

A prática de exercícios físicos regularmente, pelo menos 3 vezes por semana, em ritmo leve a moderado (quando ocorre aumento da frequência cardíaca e respiratória, sendo ainda possível conversar) traz os seguintes benefícios:

  • diminui o risco de doenças cardiovasculares, respiratórias, metabólicas, mentais e câncer;
  • reduz a mortalidade em geral e melhora a qualidade de vida.

Além disso, já existem estudos que demonstraram que a inatividade física ou baixa atividade física é responsável por milhões de mortes em todo o mundo.

Poluição do Ar

Existem duas formas de exposição: aguda, ou seja, grande volume de poluentes em curto período, e crônica, que ocorre pela exposição prolongada durante anos, como acontece com quem nasce e mora nas cidades. As duas formas de exposição podem aumentar o risco de desenvolver e morrer por doenças cardiovasculares, respiratórias, infecciosas e câncer de pulmão.

Exercícios e Poluição

Sabe-se atualmente que, apesar dos riscos citados acima, a prática regular de exercícios físicos, mesmo em ambientes poluídos, é benéfica, ou seja, os benefícios superam os riscos. Isso vale principalmente para pessoas saudáveis ou com suas doenças controladas.

Quanto às crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde (cardíacos, pressão alta, asmaDPOC e fibrose pulmonar) é preciso ter maior precaução, sendo necessário ter um bom controle da doença por meio de um tratamento adequado e regular e orientação médica quanto ao tipo de exercício que poderá ser praticado.

Quer saber mais? Então continua a leitura no próximo artigo, em que trarei algumas dicas e recomendações bem práticas para reduzir os riscos da exposição à poluição do ar durante a prática de atividades físicas.

Dr. Helder Vinicius Ribeiro
Médico Pneumologista
(42) 3026-2650
Rua Carlos Osternack, 111 – 1º andar
Ponta Grossa – PR

Tuberculose
Próximo Post
×
Olá, gostaria de marcar um horário com o Dr. Helder.