A Primavera e as Alergias Respiratórias
O dia 22 de setembro marca o início da primavera, conhecida como a estação das flores.
Entretanto, para quem tem alergia respiratória, nem tudo são flores.
Com a floração de árvores, gramíneas e outras plantas, ocorre liberação de grande quantidade de pólen, que fica em suspensão no ar, principalmente em dias quentes e com vento.
Além disso, também há um aumento na proliferação dos ácaros.
Estes dois elementos – pólen e ácaros – são os principais responsáveis pelo desencadeamento das reações alérgicas.
Ao entrarem em contato com o nariz e com os brônquios de quem tem alergia, as defesas do organismo causam uma reação exagerada e anormal, liberando uma substância chamada histamina, responsável pelos principais sintomas da rinite e da asma.
Rinite
A rinite é caracterizada por sintomas nasais: espirros, congestão nasal, coriza, coceira no nariz, irritação nos olhos ou garganta.
Muitas pessoas confundem estes sintomas com o resfriado, ou até mesmo se queixam que estão resfriadas o tempo todo.
A diferença é que o resfriado também causa queda no estado geral, mal-estar e às vezes febre baixa, com resolução em poucos dias.
Asma
Já a asma se apresenta com crises de tosse, falta de ar, chiados e dor no peito, muitas vezes necessitando procurar atendimento médico de urgência e, em alguns casos, necessitar hospitalização.
As crianças e os adolescentes são os mais prejudicados pela primavera, especialmente aqueles que já tem alergias e não realizam tratamento adequado.
No Brasil, a maioria dos casos ocorrem na região Sul e estima-se que em torno de 12% desta população apresenta alergia ao pólen.
Tanto a asma quanto a rinite não têm cura, mas existem inúmeros tratamentos que levam ao controle dos sintomas e melhora na qualidade de vida.
Os principais medicamentos utilizados são os anti-histamínicos via oral e os corticoides via jato nasal e via inalatória.
Os descongestionantes nasais não são recomendados e seu uso indiscriminado pode levar a problemas sérios, como elevação da pressão arterial.
No próximo artigo trarei algumas dicas de como prevenir as crises de alergias.
Dr. Helder Vinicius Ribeiro
Médico Pneumologista
(42) 3026-2650
Rua Carlos Osternack, 111 – 1º andar
Ponta Grossa – PR