Doenças e tratamentosSaúde Pulmonar

Gripe A, H1N1, H3N2, Influenza… Qual a diferença?

Por 15 de julho de 2018 Nenhum Comentário

Gripe A, H1N1, H3N2, Influenza… Qual a diferença?

A gripe é uma infecção viral aguda do trato respiratório, comunitária, com distribuição global e de alta transmissibilidade. É causada pelo vírus Influenza, que é subdividido nos tipos A, B e C, sendo que apenas os vírus tipo A e B apresentam relevância para os seres humanos.

O vírus Influenza A apresenta maior variabilidade, sendo dividido em subtipos, de acordo com as diferenças de suas proteínas, chamadas de hemaglutinina (H) e neuraminidase (N). Destas proteínas, são conhecidos 18 tipos de H e 11 tipos de N, dos quais os H1, H2, H3, N1 e N2 são os mais prevalentes. Da combinação destas proteínas, dá-se o nome ao vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, entre outros. Já o vírus Influenza B não apresenta esta variação, sendo apenas chamado por este nome.

Neste ano os vírus que mais estão em circulação são o Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e o Influenza B, todos cobertos pela vacina que está sendo aplicada.

Você sabia que gripe não é a mesma coisa que resfriado? Saiba mais clicando aqui.

Como ocorre a transmissão da Influenza?

Por contato direto pessoa-pessoa e por contato indireto através de superfícies ou objetos contaminados.

A transmissão direta ocorre pela via respiratória, por meio de gotículas ou aerossóis expelidos durante o ato de espirrar, tossir ou falar de um individuo infectado. A pessoa com Influenza pode transmitir o vírus a outras pessoas até aproximadamente 1,5 metro de distância. Essa disseminação ocorre mais facilmente em ambientes fechados, sobretudo no inverno, que é quando as pessoas ficam mais tempo juntas e em lugares com pouca circulação de ar.

Já a transmissão indireta ocorre quando uma pessoa toca com as mãos uma superfície ou objeto contaminado com o vírus da Influenza e, em seguida, toca os olhos, boca ou nariz. Estudos tem demonstrado que o vírus pode sobreviver por até 48 horas em superfícies, como mesas de cafeterias, livros, teclado de computador, corrimão e maçanetas.

Como reduzir a transmissão da Influenza?

  • vacinação anual;
  • boas práticas de higiene: lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel 70%;
  • utilizar lenço descartável ao espirrar, tossir, falar e jogar o lenço no lixo após o uso. Se você não tiver lenços de papel, use a parte interna do braço na dobra do cotovelo;
  • evitar permanecer em ambientes fechados com muitas pessoas e sem circulação de ar, como salas de aula, ônibus, escritório. Deixe sempre uma janela ou porta aberta para facilitar a troca de ar;
  • mantenha-se bem hidratado, tenha uma alimentação saudável e balanceada;
  • se você tem alguma doença crônica como asma, enfisema pulmonar, diabetes, entre outras, use seus medicamentos corretamente e mantenha acompanhamento médico regular.

Dr. Helder Vinicius Ribeiro
Médico Pneumologista
(42) 3026-2650
Rua Carlos Osternack, 111 – 1º andar
Ponta Grossa – PR

×
Olá, gostaria de marcar um horário com o Dr. Helder.