Doenças e tratamentos

Sinusite

Por 20 de janeiro de 2018 Nenhum Comentário

Sinusite

A sinusite é uma inflação dos seios da face, estruturas localizadas no crânio, revestidas por uma mucosa (como a da nossa boca) e preenchidas por ar e que se comunicam com o nariz por pequenos canais.

Quando pegamos uma gripe ou resfriado, a mucosa do nosso nariz fica inflamada e inchada. Isso faz com que os canais que ligam os seios da face com o nariz fiquem obstruídos, acumulem secreção e desenvolvam uma infecção bacteriana.

Outras causas podem ser processos alérgicos (como a rinite alérgica), inalação de substâncias tóxicas ou irritantes (como a fumaça do cigarro).

A maioria dos casos de sinusite é aguda, o que quer dizer que tem duração de 2 até no máximo 4 semanas, geralmente causadas por gripes e resfriados.

Em alguns casos pode evoluir para sinusite crônica, quando a duração dos sintomas ultrapassa as 12 semanas. A sinusite crônica também pode ser causada por alterações anatômicas, pólipos nasais, processos alérgicos e por problemas de imunidade (infecção pelo HIV por exemplo).

Quais os sintomas da sinusite?

Os principais sintomas são:

  • coriza ou secreção nasal espessa
  • congestão nasal
  • dor facial ou de cabeça, principalmente na testa
  • sensação de cabeça cheia/pesada
  • perda do olfato
  • às vezes febre

Como tratar a sinusite?

Nos casos de sinusite aguda geralmente os antibióticos não são necessários, sendo utilizados anti-inflamatórios e sprays nasais de soro fisiológico.

Anti-histamínicos via oral e corticoides via nasal podem ser utilizados quando a sinusite é causada pela rinite alérgica.

O tratamento da sinusite crônica é voltado para o fator causador, seja ele alergia, resfriados de repetição, asma, refluxo, entre outros.

Antibióticos são usados mais frequentemente. Inalação de vapor de água também trazem alívio. Em alguns casos é necessário algum procedimento cirúrgico para facilitar a drenagem das secreções.

O que fazer para evitar e prevenir a sinusite?

Mantenha bons hábitos de vida, tenha uma alimentação balanceada, beba bastante líquidos e não fume.

Nos meses frios, previna-se de gripes e resfriados, com higiene frequente das mãos, mantendo os ambientes sempre bem ventilados e, se possível, evitar aglomerações de pessoas.

Se você tem rinite alérgica, trate-a adequadamente.

Dr. Helder Vinicius Ribeiro
Médico Pneumologista
(42) 3026-2650
Rua Carlos Osternack, 111 – 1º andar
Ponta Grossa – PR

Open chat