Dicas para o tempo seco e a saúde respiratória
O clima frio e com pouca chuva, típico dos meses de outono e inverno, causa a redução da umidade relativa do ar a níveis inferiores a 30% e em algumas cidades abaixo de 20%, sendo considerado o ideal em torno dos 60%. Com isso doenças respiratórias alérgicas e infecciosas se tornam frequentes, causando desconforto, redução na qualidade de vida e gastos com medicamentos.
A seguir algumas dicas importantes para se prevenir nesta época:
- beba muita água, mesmo se não sentir sede.
- use colírio e soro fisiológico nos olhos e narinas, eles lubrificam as mucosas e evitam irritação.
- umidifique ambientes como sala e quarto, principalmente se o ar condicionado estiver ligado. Pode-se usar toalhas molhadas penduradas, recipientes com água ou umidificadores.
- umidificadores e ar condicionado precisam estar com a manutenção e higienização em dia, devido ao risco de propagar fungos e bactérias. Os aparelhos de ar condicionado mais modernos ajudam a reduzir a poluição do ambiente, filtrando impurezas, vírus e bactérias, mas precisam ter seus filtros em bom estado de conservação. Recomenda-se trocar filtros pelo menos uma vez por ano.
- lave bem as mãos com água e sabão ou álcool gel para prevenção de doenças infecciosas.
- evite atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h, principalmente em locais com grande movimento de carros. Prefira parques ou locais arborizados.
- mantenha o ambiente limpo. Utilize aspirador de pó ou panos úmidos para limpeza, evite usar vassouras.
- lave cobertores e blusas que estavam guardados por muito tempo, pois podem ter acumulado fungos, poeira e ácaros causadores de reações alérgicas.
- durante o banho aproveite o vapor de água para umidificar as vias aéreas, faça inspirações profundas e lentas durante e após o banho.
- adultos e crianças devem manter sua carteira de vacinação atualizada.
- os vírus do resfriado e da gripe se propagam de pessoa para pessoa, através da tosse, espirros e pelas mãos, principalmente em locais fechados. Evite aglomerações de pessoas em locais apertados. Se não for possível, sempre deixe uma janela ou porta aberta para circular o ar.
Dr. Helder Vinicius Ribeiro
Médico Pneumologista
(42) 3026-2650
Rua Carlos Osternack, 111 – 1º andar
Ponta Grossa – PR