PNEUMONIA

As infecções respiratórias, em especial a pneumonia, são a terceira causa mundial de morte em adultos.

Somente no ano de 2013 ocorreram no Brasil mais de 50 mil mortes e quase 700.000 hospitalizações por pneumonia.

A pneumonia é uma infecção do pulmão, geralmente causada por bactérias.

Sintomas

Os principais sintomas são febre, tosse com catarro, dor no peito e falta de ar. Idosos podem ter manifestações diferentes como ausência de febre e alterações do estado mental como sonolência ou confusão.

A pneumonia pode iniciar subitamente ou pode ser precedida por uma gripe.

Para o tratamento utilizamos antibióticos, diferentemente da gripe e dos resfriados, que devem ser tratados com medicamentos sintomáticos (entenda a diferença entre gripe e resfriado clicando aqui).

É de extrema importância que as pessoas não tomem antibióticos por conta própria pois o uso abusivo e inadequado destes medicamentos torna as bactérias resistentes aos antibióticos, dificultando o diagnóstico e tratamento.

Aliás sua venda sem receita médica é proibida desde 2010.

Idosos, crianças pequenas e portadores de doenças crônicas (enfisema pulmonarasma, diabetes, câncer, problemas cardíacos, renais ou do fígado) têm maior risco de desenvolver pneumonia.

Dentes em mau estado de conservação, tabagismo, alcoolismo e desnutrição também são fatores de risco muito comuns.

Prevenção

A prevenção se faz com hábitos de vida saudáveis, higiene adequada e frequente das mãos, evitar locais fechados, mal ventilados e com aglomeração de pessoas. A vacinação também é muito importante.

A vacina da gripe é recomendada para crianças maiores de 6 meses, gestantes, indígenas, profissionais de saúde, para maiores de 60 anos e para portadores de doenças crônicas.

A vacina contra a pneumonia está disponível em duas apresentações: a 13-conjugada e a 23-polissacarídica.

Recomenda-se o uso de ambas as vacinas, porém com intervalo de alguns meses entre cada uma, não podendo ser administradas simultaneamente. A 13-conjugada está disponível somente em clínicas particulares.

Previna-se! Os cuidados com a saúde são fundamentais para um envelhecimento saudável.

Dr. Helder Vinicius Ribeiro
Médico Pneumologista
(42) 3026-2650
Rua Carlos Osternack, 111 – 1º andar
Ponta Grossa – PR

Open chat