Doenças e tratamentosSaúde Pulmonar

Hidratação e doenças do inverno

Por 5 de junho de 2018 Nenhum Comentário

Hidratação e doenças do inverno

Você sabia que a ingesta hídrica adequada ajuda a prevenir gripes e resfriados?

No inverno nosso corpo tem uma tendência a sentir menos sede. Isso ocorre porque o frio faz os vasos sanguíneos mais distantes do corpo (principalmente dos membros superiores e inferiores) se contraírem para reduzir a perda de calor corporal, o que acaba dando a sensação de que estamos hidratados e acabamos não sentindo sede.

Com isso pode ocorrer algum grau de desidratação que, aliado ao ar frio e seco do inverno, resseca a mucosa da nossa árvore respiratória (nariz, boca e traqueia), facilitando a entrada de vírus e de bactérias, nos deixando mais suscetíveis a contrair gripes, resfriadossinusites e pneumonia.

Recomenda-se beber em média 1,5 litro de água por dia, além de outros líquidos, mesmo que não se sinta tanta sede. Entretanto, é importante salientar que pessoas com insuficiência cardíaca e insuficiência renal bebam somente o recomendado por seus médicos, pois o excesso de líquido nessa população pode causar problemas.

Casos mais leves de desidratação podem causar boca seca, prisão de ventre, pele ressecada e dores de cabeça. Casos mais graves podem ocasionar tonturas, mal-estar intenso, febre e confusão mental.

Dor de garganta pela manhã ao acordar também pode ser um sinal de baixa ingesta hídrica. Um bom guia para saber seu grau de hidratação é pela cor da urina.

Quando transparente, incolor e volumosa, estamos bem hidratados. Quando amarela escura e em pequena quantidade, é sinal de falta de água.

Portanto, mantenha-se hidratado durante o inverno! Beba três garrafinhas de 500ml durante o dia – uma pela manhã, outra à tarde e mais uma à noite – e previna-se! Quer saber outras formas de se proteger de gripes e resfriados? Clique aqui e saiba mais.

Dr. Helder Vinicius Ribeiro
Médico Pneumologista
(42) 3026-2650
Rua Carlos Osternack, 111 – 1º andar
Ponta Grossa – PR

×
Olá, gostaria de marcar um horário com o Dr. Helder.